Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional

Angola celebra este sábado [04.02.2023] o 62º aniversário do «Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional», ou «4 de Fevereiro». Nesta data, há 62 anos, cerca de duzentos guerrilheiros angolanos armados com catanas desencadearam uma série de ataques em Luanda, destinados a libertar nacionalistas encarcerados pelo regime colonial português.

Os ataques à Casa da Reclusão Militar, às cadeias da PIDE e da 7ª Esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP), bem como à “Emissora Oficial de Angola”, culminaram com a morte de quarenta guerrilheiros, seis agentes da Polícia e um cabo do Exército Português, de acordo com dados oficiais.
Marco do despertar da consciência dos nacionalistas angolanos, o «4 de Fevereiro» dá início à luta armada de libertação nacional, que 14 anos depois culminou com a proclamação da Independência Nacional, no dia 11 de Novembro de 1975.

Para manter viva a importância destes factos históricos e transmiti-los às gerações posteriores, reforçar o sentido de patriotismo e os valores da liberdade, paz e solidariedade, a Resolução nº 31/07 de 25 de Abril, do Conselho de Ministros, e o Decreto Presidencial 156/12 de 29 de Junho estabelecem as regras de celebração do «4 de Fevereiro, Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional», efeméride elevada à categoria de “Feriado Nacional”.

No “Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional”, que este ano se assinala num momento de grandes desafios, com destaque para, entre outros, a consolidação das bases para o desenvolvimento económico sustentável, os angolanos são chamados a destacar o exemplo destes heróis para as novas gerações, e recordar a importância da data e a mobilizar todas as forças da Nação para a consolidação da paz, reconciliação nacional e reconstrução do país.

Previous Funcionários Públicos e Agentes Administrativos vão ganhar mais em locais desprovidos de ofertas de bens e serviços essenciais

Governo

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados